Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente 18 anos, vítima de capotagem, deu entrada na emergência em prancha e com colar cervical, PA: 120/80mmHg, FO: 88bpm, confuso, com abertura ocular a dor, localizando estímulos dolorosos. Qual seu escore na escala de coma de Glasgow?

A
9.
B
10.
C
11.
D
8.
E
12.
O questionário CAGE é uma ferramenta que possibilita o rastreamento de possível dependência de bebidas alcoólicas, situação associada a diversos problemas de saúde. Assinale a alternativa que NÃO consiste em um dos aspectos avaliados pelo questionário:
Homem viúvo de 60 anos é trazido pela sua filha, pois mudou seu comportamento recentemente. A filha relata que o mesmo anda muito triste, sem causa aparente. Tem se alimentado pouco, perdeu 6 kg em 6 meses, e deixou de praticar as atividades que mais tinha prazer, como cuidar de seu quintal. Ao exame, paciente pouco comunicativo, mal vestido e precária higiene pessoal. O mesmo relata ter perdido o prazer de viver, que acorda de madrugada e não consegue mais conciliar o sono. Em conversa reservada, admite que já pensou em interromper sua própria vida com arma de fogo que possui em sua casa, mas que não teve coragem para tal, e por isso entregou a arma para sua filha. A conduta para este paciente é:
Paciente encaminhado da unidade básica de saúde para oftalmologista, com quadro de conjuntivite há 3 dias e com piora da hiperemia ocular após uso de corticoide tópico. Ao exame oftalmológico: blefaroconjuntivite folicular unilateral e lesão com padrão dendrítico de ulceração do epitélio da córnea, após coloração com colírio de fluoresceína. Assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, o agente mais provável:
Por que os profissionais de saúde avaliam o desenvolvimento motor dos bebês durante exames rotineiros de puericultura?
Compartilhar