Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Obstetrícia

Paciente 22 anos, primigesta, é admitida em trabalho de parto efetivo, com idade gestacional estimada de 38 semanas e 5 dias, com base na data da última menstruação. A bolsa amniótica estava íntegra, com cervicodilatação de 2 centímetros, apresentação cefálica, e amnioscopia evidenciando liquido claro com grumos. Ao ser interrogada sobre seus antecedentes, negou ter feito pré-natal, e seu namorado, pai da criança, encontrava-se detido há 3 anos na penitenciária estadual. No processo de internação, foi submetida ao teste rápido anti-HIV, cujo diagnóstico foi reagente. De acordo com orientações do Ministério da Saúde (2006), a conduta mais apropriada para o caso incluirá:

A
conduzir o trabalho de parto normalmente, aguardando a resolução preferencialmente por via vaginal, e prescrever nelfinavir (NFV) no pós-parto imediato.
B
prescrever zidovudina (AZT) na admissão da paciente, sendo a resolução preferencialmente por cesárea após 3 horas.
C
inibição do trabalho de parto, prescrever terapia anti-retroviral (TARV), e indução do parto após 24 horas.
D
conduzir o trabalho de parto, que deverá ser preferencialmente por via baixa, e prescrever terapia anti-retrovial no pós-operatório, após o clampeamento do cordão umbilical.
E
resolução imediata por cesarea, inibição da amamentação e encaminhamento de mãe e filho para serviço de referencia na alta hospitalar.
Um menino com 1 mês de vida, raça negra, morador de área urbana, é levado pelos pais à Unidade Básica de Saúde para atendimento de rotina e vacinação. Não é oferecido nenhum medicamento à criança, que recebe aleitamento materno exclusivo. O médico avalia a criança, que tem exame físico normal, com ganho de 40 g/dia desde o nascimento. Pergunta se oferecem vitamina D ao filho e a mãe diz que não considera necessário, já que oferece exclusivamente o seio. O médico deverá conversar com os pais e propor uma conduta. Considera-se CORRETO que o médico:
Na Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM):
Quanto aos mecanismos de ação dos antibióticos, CORRELACIONE: 1 – betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas). 2 – aminoglicosídios (gentamicina). 3 – rifampicina. 4 – quinolonas (ciprofloxacino). 5 – sulfonamidas e trimetoprima. A - Inibição das ligações cruzadas. B - Inibe competitivamente as enzimas envolvidas nos dois passos da biossíntese do ácido fólico. C - Liga-se a subunidade 30S do ribossomo. D - Inibe a RNA polimerase dependente de DNA. E - Inibe a DNA girase (subunidade A) e a topoisomerase IV.
A marcha de Trendelenburg representa a fraqueza de qual músculo?
Compartilhar