Mulher, 30 anos de idade, G3P2A0, com 40 semanas de gestação, progrediu no trabalho de parto de 6 cm para 7 cm de dilatação cervical em 2 horas. Ao toque: ODP em plano 0 de DeLee, que persiste desde o início do trabalho de parto. Dos seguintes episódios, o que melhor descreve o partograma dessa paciente é:
A
fase latente prolongada
B
fase ativa acelerada
C
parada de fase ativa
D
fase ativa protraída
E
trabalho de parto normal
Outras questões
Recém-nascido com 2 horas de vida apresentou convulsões. Trata-se de um recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional, com respiração espontânea ao nascer e Apgar no 1.º minuto de 7 e no 5.º minuto de 8, cuja mãe recebeu fenitoína durante a gestação. A hipótese diagnóstica mais provável para explicar as convulsões é
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Menino, 18 meses de idade, chega ao pronto atendimento porque, 30 minutos antes, na vigência de febre (39°C) iniciada havia poucas horas, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada com 5 minutos de duração, cedendo espontaneamente. Não havia antecedentes pessoais importantes e o desenvolvimento psicomotor era normal. A mãe havia tido uma convulsão febril na mesma idade. Ao exame, bom estado geral, consciente, curioso, exame neurológico normal. Apresentava tosse, rinorreia hialina, hiperemia da orofaringe. Estava eupneico e a ausculta pulmonar era normal. Assinale a alternativa que apresenta a CONDUTA INICIAL MAIS APROPRIADA.