Questões na prática

Dermatologia

Paciente, 24 anos de idade, com história prévia de asma, sem crise desde os 14 anos, sofreu, há 2 horas, picada de abelha em braço esquerdo. Ao exame, apresenta-se com TA: 130 X 80 mmHg, PR: 100 bpm, frequência respiratória de 21 ipm. Ausculta cardiorrespiratória normal, com dor intensa em braço esquerdo, com sinais locais de flogose. Boa perfusão periférica. A melhor conduta subsequente, baseada na história natural provável do caso, é:

A
internar o paciente e instalar acesso venoso.
B
liberar o paciente após controle da dor para observação domiciliar.
C
observar o paciente por mais duas horas e liberá-lo para observação domiciliar.
D
observar o paciente no PA por 12 horas e liberá-lo para observação domiciliar.
E
liberar o paciente para observação domiciliar em uso de corticoide oral por dois dias.
Paciente de 5 anos, é levado a unidade de saúde por apresentar há mais de 2 anos história de coriza, espirros e prurido nasal importantes praticamente diários, acompanhados de obstrução nasal, que incomodam o paciente e atrapalham sua atividade física, o sono e na escola. Sobre esse caso, assinale a afirmativa CORRETA:
Mãe procura pronto-socorro referindo que seu filho de 4 anos parou de movimentar o braço direito, após ter brincado de ser balançado pelos braços pelo pai. Exame físico: imobilidade do membro superior direito e cotovelo flexionado. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
O termo aneurisma deriva da palavra grega aneurysma, que significa ampliação e pode ser definido como uma dilatação localizada, permanente e irreversível de um vaso sanguíneo, tendo pelo menos 50% de aumento em seu diâmetro quando comparado ao diâmetro normal esperado para uma determinada artéria. Com relação aos seus fatores de risco, marque a alternativa correta.
A osteomielite hematogênica aguda se inicia geralmente na metáfise dos ossos longos, decorrente de bactérias vindas de um foco à distância, porque: I- As defesas orgânicas neste local são menores; II- O fluxo sanguíneo lento, através das dilatações vasculares, facilita a sua implantação; III- O tecido medular (osso) funciona como meio de cultura. Está(ão) correta(s):
Compartilhar