Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente, 24 anos de idade, G2P1A0, com gestação de 12 semanas, vem ao pré-natal referindo cansaço e tontura. Queixa-se, ainda, de náuseas e vômitos eventuais. Trouxe exames com Ht: 30%, Hb: 10, 2 g%, VCM e HCM diminuídos e RDW de 15,8%. Com a reposição adequada, espera-se que os níveis de hemoglobina aumentem semanalmente de:

A
0,3 g/dl
B
1,0 g/dl
C
1,5 g/dl
D
2,0 g/dl
E
2,5 g/dl
Gestante de 37 anos, com data da última menstruação em 28 de julho de 2008 chega ao consultório para primeira consulta pré-natal, no dia 30 de outubro de 2008, referindo ter dois filhos nascidos por parto normal e ter realizado uma curetagem por abortamento. Refere que o primeiro filho nasceu pesando 2400 gramas com 39 semanas de gestação. O segundo pesou, ao nascer, com 33 semanas de gestação, 2100 gramas, após duas semanas internada com a “bolsa rota” e sem contrações. Com base no texto, escolha a alternativa que refira, respectivamente, número de gestações e paridade:
Durante o trabalho em uma plantação de alfaces, um homem de 36 anos sofre um acidente com extenso ferimento, deixando exposta uma fratura da extremidade distal da tíbia. Ao exame físico, observa-se grande sangramento na região do ferimento, mas com boa perfusão dos artelhos. Qual dos seguintes esquemas de antibióticos é o mais adequado nessa situação?
Em relação aos quadros de choque, assinale a opção correta.
Jovem, 15 anos, há 10 dias queixa-se de mal-estar geral, dor de garganta, febre não medida e gânglios no pescoço. Exame físico: corado, hidratado, eupneico, baço palpável a 2 cm da borda costal esquerda, fígado não palpável e linfonodomegalia cervical simétrica, dolorosa e móvel. Orofaringe: eritema nas amígdalas e petéquias no palato. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar