Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente, 27 anos de idade, apresenta à palpação, massa endurecida no testículo direito. Os níveis de alfafetoproteína (AFP) e da fração (beta-HCG) da gonadotrofina coriônica humana foram indetectáveis. A tomografia computadorizada do abdome era normal. A conduta é:

A
linfadenectomia retroperitoneal.
B
radioterapia inguinal ipsilateral e periaórtica.
C
observação.
D
exploração do testículo direito por via inguinal.
Cerca de 80 a 90 % das pancreatites agudas são autolimitadas. No entanto, 10% evoluem com extrema gravidade. Os critérios de Ranson são os mais empregados para avaliar gravidade e pacientes com escore igual ou maior que 3, apresentam maior mortalidade. São sinais de gravidade na pancreatite aguda, EXCETO:
Mulher de 23 anos, usuária de cocaína IV, chega à emergência sonolenta, desorientada, taquipneica, com febre alta, dor pleurítica bilateral e tosse produtiva com expectoração sanguino-purulenta há 3 dias. Qual dos seguintes diagnósticos pode justificar o quadro acima?
Qual das seguintes doenças autoimunes pode cursar com hemoptise, FREQUENTEMENTE?
Severino, 12 anos, foi picado por uma aranha de pequeno tamanho. Inicialmente, o quadro passou despercebido, pois o acidente por esse animal é pouco doloroso. A lesão (picada) evoluiu com uma bolha, extensa ulceração e necrose. O paciente apresentou mal-estar, icterícia e urina escura. Qual a PROVÁVEL aranha envolvida nesse caso?
Compartilhar