Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente, 28 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se há 72 horas com febre de até 39°C, cefaleia e dor de garganta. Notou vermelhidão na pele há 24 horas. Ao exame físico, apresenta enantema oral predominante em língua e tonsilas, com hipertrofia de papilas, além de exantema eritematodescamativo acometendo face e tronco e poupando palma das mãos e sola dos pés. O exantema facial poupa região perioral e apresenta-se mais intenso em dobras, onde conflui nas linhas de flexão. O hemograma mostrou 15 mil leucócitos/mm³ com 75% de polimorfonucleares, 160 mil plaquetas/mm³ e Hb: 16 g/dl. Entre os cuidados a serem tomados com a esposa desse paciente para evitar a transmissão, a melhor conduta é:

A
usar imunoglobulina específica
B
fazer vacinação específica
C
evitar contato com lesões cutâneas
D
espectar, se o marido não tiver complicações
E
controlar os mosquitos vetores
Um trabalhador de 33 anos foi vítima de queimadura elétrica de alta voltagem. A entrada da corrente elétrica foi na mão esquerda e a saída na panturrilha direita. A saída corresponde a uma área de queimadura de terceiro grau de cerca de 5 cm². Tem dor na perna direita, mas a perfusão é boa e o pulso pedioso é normal à palpação. Não se detectam alterações de sensibilidade nem de motricidade na perna afetada. Após 8 horas, contudo, a dor na perna aumenta muito e o pé fica pálido e frio. O pulso pedioso desaparece. O diagnóstico e a conduta, neste momento, são, respectivamente:
Menina de 12 anos sofreu um acidente na localidade de Conservatória, onde foi atendida com ferimentos na face e em um dos tornozelos. Ela é trazida ao Pronto Atendimento do H.E.L.G.J., 4 horas após a queda, com curativos na face e enfaixamento no tornozelo. Os curativos estão sujos de sangue, mas já não há sangramento ativo. Na face há um ferimento de 2 cm no supercílio e outro irregular de 3 cm na região maleolar à esquerda. No tornozelo há exposição do periósteo da fíbula. Nenhum dos ferimentos apresenta contaminação evidente. Em relação ao procedimento mais adequado, é correto afirmar que:
Em relação à nutrição do paciente cirúrgico, é correto afirmar:
Um paciente com cinco anos de idade vem ao consultório com queixas de ronqueira noturna e prurido nasal. A radiografia de cavum mostra grande redução do espaço aéreo por hipertrofia de adenoides. Qual a conduta correta a seguir?
Compartilhar