Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 32 de idade, G3P1A2, com queixa de irregularidade menstrual desde a menarca, caracterizada por ciclos oligo ou amenorreicos, intercalados por episódios de sangramento uterino disfuncional. Referiu aumento progressivo de peso, intensificado há 10 anos, após o parto (aproximadamente 30 Kg), associado ao aumento de pelos em face e dorso. Ao exame físico: peso = 105 Kg; altura =1,65 m; IMC = 38,6 Kg/m²; cintura = 147 cm; índice de Ferriman = 10; exame ginecológico sem alteração. Qual a hipótese mais provável para o quadro anovulatório dessa paciente?

A
Síndrome de ovários policísticos.
B
Anovulação de origem central.
C
Falência ovariana precoce.
D
Deficiência isolada de gonadotrofinas.
A dor difusa é um sintoma muito comum na prática diária do clínico geral e do reumatologista. Muitos destes pacientes possuem fadiga severa, sono não restaurador e desordens funcionais viscerais que podem caracterizar a fibromialgia. Em relação a essa doença, assinale a alternativa correta:
Considerando que o tratamento da hiponatremia aguda é consideravelmente diferente do tratamento da hiponatremia crônica, responda: a partir de quanto tempo a hiponatremia é considerada crônica?
Em relação ao câncer da tireoide, é correto afirmar que:
A tríade de Charcot é um achado específico da colangite aguda composto por:
Compartilhar