Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Reumatologia

Paciente, 30 anos de idade, G3POA3, todas as perdas gestacionais de primeiro trimestre. Na propedêutica foram evidenciados cariótipo do casal normal, ultrassonografia endovaginal sem alterações, anticoagulante lúpico e anticardiolipina positivos. Nesse caso, está indicado o uso de:

A
corticoide isolado.
B
aspirina e heparina.
C
corticoide associado à heparina.
D
imunoglobulina.
E
heparina isolada.
Sobre o pneumotórax podemos afirmar que: A) O sintoma mais comum do pneumotórax espontâneo é a dispneia. B) O pneumotórax espontâneo pequeno com poucos sintomas pode ser apenas monitorado e não necessitar drenagem. C) A descompressão emergencial com agulha de um pneumotórax de tensão é executado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular. D) A toracotomia por tubo e a drenagem por selo d’água são as bases do tratamento do pneumotórax espontâneo. E) O pneumotórax espontâneo tende a recorrer com uma frequência cada vez maior após cada episódio.
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de:
É de suma importância para o médico entender os efeitos que uma medicação pode ter sobre outra. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre os efeitos que a nicotina tem sobre as medicações.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
Compartilhar