Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Infectologia

Paciente, 31 anos de idade, G3P2A0, com o tempo de amenorreia de 25 semanas queixava-se de dor lombar há 3 dias, associada com polaciúria. Relatou também calafrios, náuseas e vômitos há 12 horas. Trouxe ultrassom de primeiro trimestre com a idade gestacional. Ao exame: temperatura axilar 39,1ºC, atividade uterina não perceptível; BCF = 136 bpm: colo fechado, grosso posterior. A hipótese diagnóstica e a conduta são:

A
nefrolitíase - hidratação e tratamento com analgésico e antibioticoterapia.
B
pielonefrite - internação e tratamento com antibioticoterapia endovenosa.
C
corioamnionite - internação, antibioticoterapia endovenenosa e resolução da gravidez.
D
infecção urinária baixa - hidratação e tratamento com antibioticoterapia.
Adolescente, 15 anos, sexo feminino, com tosse, febre, perda de peso, dispnéia, palidez, dor torácica, disfagia, derrame pleural, linfonodomegalia cervical e axilar. Rx tórax: massa mediastinal estendendo-se para hemitórax superior direito comprimindo a carina. A hipótese diagnostica é:
Idealmente, o diagnóstico de cardiopatia congênita deve ser feito antes que o recém-nascido apresente quadro clínico grave, preferencialmente, antes da alta da maternidade. Um sinal clínico importante para detecção de cardiopatia congênita grave, principalmente daquelas que são canal dependente, é:
Paciente masculino, com 37 anos, apresenta - se com queixas de dores lombares esporádicas, nega febre e a diurese está presente. Ultrassom mostra imagem comp atível com cálculo na pelve renal direito, com 2,3 cm, sem hidronefrose. O Raio X não apresenta imagens radiopacas na topografia do trato urinário. Exames revelam: Creatinina 0.83 mg/dl, ácido úrico 7,7 mg/dl, sumário de urina com Ph 5, densidade 1020 leuc ócitos 2 e eritrócitos 1, com presença de inúmeros cristais de urato amorfos. O médico do atendimento primário conclui que se trata de um cálculo de ácido úrico. A conduta correta para esse paciente é realizar:
O VII nervo craniano é composto de dois sistemas aferentes: o nervo coclear e o nervo vestibular. Na avaliação do ramo coclear com diapasão é possível identificar se a surdez é de condução ou se é neurossensorial, utilizando os testes de Rinne e Webber. Assinale a opção correta:
Compartilhar