Paciente, 31 anos de idade, G3P2A0, com o tempo de amenorreia de 25 semanas queixava-se de dor lombar há 3 dias, associada com polaciúria. Relatou também calafrios, náuseas e vômitos há 12 horas. Trouxe ultrassom de primeiro trimestre com a idade gestacional. Ao exame: temperatura axilar 39,1ºC, atividade uterina não perceptível; BCF = 136 bpm: colo fechado, grosso posterior. A hipótese diagnóstica e a conduta são:
A
nefrolitíase - hidratação e tratamento com analgésico e antibioticoterapia.
B
pielonefrite - internação e tratamento com antibioticoterapia endovenosa.
C
corioamnionite - internação, antibioticoterapia endovenenosa e resolução da gravidez.
D
infecção urinária baixa - hidratação e tratamento com antibioticoterapia.
Outras questões
Está contraindicado o uso de anticoncepcional oral combinado (estrógeno e progestógeno) em:
Em relação ao rastreamento e ao diagnóstico do diabete gestacional, considere as assertivas abaixo: I - Glicemia de jejum inferior a 80 mg/dl em pacientes sem fatores de risco não exclui o diagnóstico de diabete gestacional. II - Glicemia de jejum entre 90-109 mg/dl deverá realizar curva glicêmica de preferência entre 24ª-28ª semana de gestação. III - Duas glicemias de jejum com valor igual ou superior a 110 mg/dl fazem o diagnóstico de diabete gestacional. Quais são corretas?
Considere as assertivas abaixo: I - As malformações fetais induzidas pelo diabete dependem do nível de glicemia no período periconcepcional. II - A hipoglicemia do recém-nascido de mãe diabética é atribuída à hipoplasia da célula beta do pâncreas fetal induzida pela hiperglicemia materna. III - O controle glicêmico obtido no terceiro trimestre de gestação pode previnir a macrossomia fetal. Quais são corretas?
O carcinoma endometrioide clássico (carcinoma de baixo grau) está mais frequentemente relacionado, exceto :