Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente, 32 anos de idade, G1P0A0, com gestação de 31 semanas, vem ao pré-natal referindo que apresentou palpitações, pele quente, insônia, perda de peso, aumento da tireoide e exoftalmia. Traz exames com Ht: 34%, Hb: 11 g%, TSH: 0,001, T4 livre: aumentado. Ultrassonografia obstétrica, IG: 31 semanas e 2 dias, ILA: 95 mm, placenta - grau 1, peso fetal de 1000 g, apresenta aumento das medidas da tireoide fetal. Vem em uso de Propiltiouracil (PTU) 400 mg/dia. Das drogas utilizadas no tratamento do hipertireoidismo na gestação, a que está relacionada à aplasia cútis, à atresia cloacal e esofágica é:

A
metimazol.
B
propiltiouracil.
C
propranolol.
D
lugol forte.
E
dexametasona.
Primigesta, 14 anos, usuária de cocaína, portadora de epilepsia desde a infância fazendo uso irregular de fenitoína, gestação de 32 semanas. Não ?zera pré-natal, mas seu ciclo menstrual sempre foi regular, inclusive o último. Chegou ao pronto-socorro queixando-se de intensa cefaleia frontal, borramento da visão e epigastralgia. Ao exame: PA = 140/110 mmHg, altura uterina = 25 cm; frequência cardíaca fetal = 120 bpm , toque vaginal:colo longo, grosso, posterior impérvio, plano zero de De Lee. Cardiotocogra?a: padrão não-tranquilizador com algumas desacelerações variáveis; ultrassonogra?a com dopplervelocimetria: diástole-reversa. Fita reagente urinária: proteínas 4+. Uma hora após o atendimento inicial, começa a apresentar convulsões tônico-clônicas. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta:
A investigação por imagem do trato urinário em uma menina de 10 meses que apresentou infecção urinária deve ser feita inicialmente, por meio de:
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Uma paciente de 52 anos, portadora de esclerose sistêmica progressiva, vem se queixando do surgimento, há dois meses, de dor na hemiface direita, associada à ocasionais parestesias. A explicação mais provável para estes sintomas é o acometimento da seguinte estrutura:
Compartilhar