Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente, 32 anos de idade, G1P0A0, com gestação de 31 semanas, vem ao pré-natal referindo que apresentou palpitações, pele quente, insônia, perda de peso, aumento da tireoide e exoftalmia. Traz exames com Ht: 34%, Hb: 11 g%, TSH: 0,001, T4 livre: aumentado. Ultrassonografia obstétrica, IG: 31 semanas e 2 dias, ILA: 95 mm, placenta - grau 1, peso fetal de 1000 g, apresenta aumento das medidas da tireoide fetal. Vem em uso de Propiltiouracil (PTU) 400 mg/dia. Das drogas utilizadas no tratamento do hipertireoidismo na gestação, a que está relacionada à aplasia cútis, à atresia cloacal e esofágica é:

A
metimazol.
B
propiltiouracil.
C
propranolol.
D
lugol forte.
E
dexametasona.
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Mulher, 52 anos de idade, assintomática, em início de menopausa, apresentou em exames de rotina AST: 210 U/dl, ALT: 102 U/dl, gamaglutamiltransferase: 92 U/l. Não faz reposição hormonal. Nega transfusões sanguíneas e tem apenas um parceiro sexual. O exame físico é normal. Realizou exames adicionais que revelaram Hb: 13,2 g/dl, Ht: 37%, leucograma: 5.700 leucócitos/mm³ sem desvios, glicemia: 82 mg/dl. Anti-HCV positivo, AgHBs negativo, índice de saturação de transferrina: 40%, ferritina sérica: 850 mcg/dl. Anticorpos antimitocôndria, antimúsculo liso e anti-LKM negativos. Anticorpos anti-TPO positivos. O passo seguinte, entre os exames complementares, é:
Motociclista, 24 anos de idade, sem capacete, sofre traumatismo cranioencefálico ao ser atingido por um carro. Chega ao pronto-socorro completamente imobilizado. Não responde a estímulos verbais ou dolorosos e não mexe os membros. A PA é de 70/60 mmHg, a FC de 40 batimentos por minuto e a FR de 35 incursões por minuto. O primeiro passo no tratamento deste paciente é:
Com relação ao metabolismo da cobalamina, assinale a assertiva ERRADA:
Compartilhar