Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Paciente, 34 dias de vida, é levado à consulta de rotina, trazendo o resultado do teste do pezinho, onde se verificou, na eletroforese de Hb, a presença de hemácias F, A e S. A conduta a ser adotada é:

A
iniciar uso de penicilina benzatina profilática
B
indicar o uso de ácido fólico 5 mg/dia
C
evitar situações de stress, pois pode desencadear a falcização
D
acalmar os genitores e manter a conduta rotineira para a idade
E
indicar realização de hemograma com reticulócitos
A prostatectomia é o procedimento indicado para o câncer da próstata ou hiperplasias benignas que não respondem ao tratamento clínico de forma satisfatória. Em relação a essa cirurgia, é possível afirmar que:
Nasceu uma criança com fenda palpebral oblíqua, orelhas de implantação baixa, braquicefalia, prega palmar transversal única e clinodactilia dos quintos dedos das mãos. O exame clínico foi sugestivo de cardiopatia. O geneticista avaliou e suspeitou de uma síndrome cromossômica e solicitou um cariótipo. O exame confirmou a hipótese. A cardiopatia congênita mais comum nessa situação é:
A afirmação CORRETA em relação às queimaduras, que constituem um dos acidentes mais frequentes em pediatria, é:
Homem de 25 anos foi vítima de ferimento por arma de fogo em face lateral de coxa direita. Não tem orifício de saída. Tem um grande hematoma no terço distal da coxa e aumento significativo do volume da panturrilha direita. Reclama de muita dor na perna direita. Não tem pulso poplíteo, nem pedioso nem tibial posterior. O tempo de enchimento capilar do hálux direito é >10 s. Neste hospital, você não dispõe de arteriografia nem tem cirurgião vascular. A transferência para serviço que dispõe de cirurgia vascular demora, pelo menos, 6 horas. Dentre os procedimentos abaixo, qual é o mais apropriado para preservar o membro, nesta situação?
Compartilhar