Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 35 anos de idade, negra, nuligesta, obesa, diabética e tabagista, vem ao consultório médico para avaliação de rotina. Nega fluxo patológico genital. Refere fluxo menstrual de 28 a 30 dias/3 a 5d/++. Ao exame físico, TA: 120 X 70 mmHg, PR: rítmico e cheio, com 65 bpm. Abdome plano flácido e não doloroso à palpação. Trouxe preventivo normal. USG: útero aumentado de volume à custa de 2 nódulos miomatosos, um subseroso e outro intramural, medindo o maior 2,0 cm x 1,8 cm. Volume uterino de 126 cm³. Ovários de volume e ecotextura habituais. Deseja engravidar futuramente. Na embolização uterina para tratamento de miomas, o exame que melhor avalia a sua celularidade e vascularização é:

A
tomografia computadorizada
B
ultrassonografia transvaginal
C
ressonância magnética
D
ultrassonografia transvaginal com Doppler colorido
E
histerossalpingografia
Que exames complementares ESTÃO INDICADOS de rotina na avaliação pré-operatória de uma criança sem comorbidades, antes de uma cirurgia de adenoamigdalectomia?
Com relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, é INCORRETO afirmar que:
Hematoma retroperitoneal na zona II está associado MAIS PROVAVELMENTE a:
Considere a causa primária mais frequente e o distúrbio do ritmo mais comum da parada cardiorrespiratória em crianças e, a seguir, assinale a resposta correta.
Compartilhar