Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. Quanto a uma biópsia intestinal, para essa paciente, a assertiva correta é:

A
A maior possibilidade é que mostre achados inespecíficos
B
É mais sensível que o parasitológico de fezes, na identificação de patógenos
C
Ajuda mais no diagnóstico que o aspecto macroscópico endoscópico
D
É um procedimento de risco, tendo em vista a anemia
E
Não ajudará no diagnóstico, já que não há pólipos ou lesões elevadas
A síndrome torácica aguda é uma manifestação que ocorre em 30% dos indivíduos com anemia falciforme. Quanto as suas características e tratamento, podemos afirmar que:
Uma adolescente, com 12 anos de idade, apresenta 3 episódios diários de comprometimento de consciência com duração de cerca de 20 segundos, sem confusão pós-crítica. Qual dos itens abaixo seria mais útil durante a consulta neurológica?
Paciente, com 20 anos de idade primigesta, em segmento pós-tratamento de mola hidatiforme completa, apresenta três medidas semanais de ?hCG em elevação. A ultrassonografia da pelve mostra área miometrial hipervascularizada e cavidade uterina com conteúdo sugestivo de coágulos. Devemos realizar:
Mulher branca, com 34 anos de idade, procura ambulatório do SUS com queixa de fraqueza e palidez há três meses, chegando a desmaiar por duas vezes, alterações do apetite e no sono. Ao exame físico, apresentava mucosas descoradas e edema de membros inferiores até os joelhos. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica mormocítica, série branca normal e plaquetas normais. A creatinina era 1,7mg %, ureia de 78 mg%, T4 livre e TSH normais, eletroforese de proteínas plasmáticas com albumina baixa e pico monoclonal na região da gamaglobulina. A proteinúria de 24 horas apresentou grade de cadeias leves de imunoglobulinas do tipo Kappa. Baseado nestas informações, responda ao próximo teste. A hipótese diagnóstica mais provável poderia ser:
Compartilhar