Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente, 36 anos de idade, lavradora, procedente da zona rural, cursa com diarreia há três meses com perda ponderal de 5 kg, além de dor abdominal. Nega história familiar de câncer. Tem dieta rica em frutas e legumes. O quadro se caracteriza por 8 dejeções/dia com fezes amolecidas, sem muco ou sangue visíveis. Traz exame protoparasitológico de fezes, em uma amostra, negativo. Ao exame físico, se apresenta com hipocromia de mucosas ++/4, IMC: 23 kg/cm², abdome sem visceromegalias. Os exames de laboratório evidenciam Hb: 8 g/dl, VHS: 54 mm na 1ª hora, leucograma: 14,3 mil com 76% segmentados. A colonoscopia revelou úlceras de aspecto serpiginoso em ceco e íleo terminal, com mucosa de permeio normal. O tratamento mais adequado é:

A
corticoterapia sistêmica
B
metronidazol e albendazol
C
sulfassalazina oral
D
azatioprina oral
E
sulfassalazina retal
Sobre a torção testicular, é CORRETO afirmar que:
Lactente, 4 meses, amamentada ao seio materno, apresenta dificuldade de sucção. É constipada, não sustenta a cabeça, não sorri e dorme muito. Nasceu de parto domiciliar, não realizou testes neonatais de triagem nem vacinas. O peso de nascimento foi em torno de 4 kg, teve icterícia na face e tronco durante todo o 1° mês de vida, mas não foi tratada. Ao exame, a pele é fria e seca, a boca entreaberta, a fontanela anterior ampla; está hipoativa, hipotônica, e apresenta hérnia umbilical de 2 cm de diâmetro. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esta criança?
Paciente do sexo masculino com 7 anos de idade, previamente hígido, apresenta queixa de dor no quadril e joelho direito, dificultando a deambulação. Ao exame clínico não há sinais inflamatórios; os exames complementares evidenciaram VHS, PCR e leucograma normais e os exames radiológicos foram inespecíficos. Na anamnese havia apenas relato de infecção do trato respiratório superior há cerca de 15 dias. Diante deste quadro, assinale o provável diagnóstico:
Em relação ao esôfago de Barrett, assinale a alternativa errada:
Compartilhar