Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente 36 anos, sexo feminino, com história de fadiga, constipação intestinal, “esquecimento”. Apresenta-se com a pele ressecada, pulso 60 ppm. A dosagem de T4 livre encontra-se diminuída e a de TSH aumentada. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso?

A
Hipotireoidismo primário
B
Hipotireoidismo secundário
C
Eutireoidismo
D
Resistência ao hormônio tireoideano
E
Hipertireoidismo
A fratura de Colles
Considere o tratamento medicamentoso para cessação do tabagismo em um paciente com conhecida cardiopatia isquêmica. Assinale a opção correta.
Acidentes envolvendo motociclistas caracterizam um sério problema de saúde pública nos centros urbanos do Brasil e produzem, entre outros traumas, fratura da diáfise da tíbia, a sede mais comum de fratura em ossos longos. Com relação à fratura da diáfise da tíbia, assinale a alternativa correta.
No repouso masculino está sendo reavaliado um alcoólatra com possível indicação de laparotomia exploradora. Ele sofre de cirrose hepática e tem ascite moderada a grave, mas não há evidências de encefalopatia. A bioquímica sanguínea revela bilirrubina total de 2,5 mg/dl, albumina de 3,8 g/dl e tempo de protrombina prolongado de 5 seg. (INR "aproximadamente" 1,9). O somatório de pontos alcançados, à luz da classificação de Child-Pugh, é de:
Compartilhar