Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente, 37 anos de idade, primigesta com 32 semanas de gestação é acompanhada no ambulatório de pré-natal de alto risco por hipertensão gestacional estando em uso de alfametildopa 750 mg/dia. Na consulta médica, apresenta-se sem queixas. Após 30 minutos de decúbito lateral esquerdo, apresenta PA = 140 X 90 mmHg, porém com curva de pressão arterial média sistólica de 160 mmHg e diastólica de 105 mmHg. Atividade uterina ausente e BCF = 144 bpm. A cardiotocografia mostrou feto ativo e reativo. Qual é a conduta mais adequada?

A
Aumentar a dose de alfametildopa e iniciar corticoide.
B
Solicitar exames de comprometimento sistêmico e iniciar hidralazina EV.
C
Retorno em três semanas com cardiotocografia e curva pressórica.
D
Internação para avaliação da vitalidade fetal e resolução da gravidez.
Paciente com hematêmese e melena, antecedentes de alcoolismo social e transfusões sanguíneas após acidente automobilístico. Exame físico: PA= 90X40 mmHg, FC= 140 bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Hemoglobina= 7,5g/dl. Qual a conduta imediata?
Qual o agente etiológico responsável pela epiglotite aguda na infância?
Marque a alternativa INCORRETA:
Considerando a falha do DIU como método utilizado na anticoncepção, analise as a?rmativas a seguir: I. Na gravidez intrauterina, com DIU localizado no fundo uterino e ?os não localizados no exame especular, o DIU deve ser deixado no lugar, e a paciente deve ser advertida sobre os sintomas de infecção. II. O diagnóstico da gravidez intrauterina, na vigência do uso de DIU sem a visualização dos ?os, exige uma ultrassonogra?a. Em caso positivo, a gravidez deve ser interrompida através da curetagem uterina total. III. Na gravidez com DIU, é recomendável a retirada do mesmo se os ?os forem visualizados e o saco gestacional estiver acima do dispositivo intrauterino. IV. Na gravidez com DIU associado à progesterona, com os ?os visualizados, é recomendável a manutenção do mesmo, devido ao efeito protetor da progesterona sobre a gravidez. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar