Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Paciente 37 anos, gestante com 36 semanas, procurou o serviço de emergência com queixa de tremor de extremidades, diarreia e intolerância ao calor. Ao exame físico, encontramos bócio, exoftalmia e taquicardia. A melhor conduta será:

A
aguardar o término da gestação para iniciar o tratamento com etionamidas
B
dose terapêutica com iodo radioativo
C
cirurgia
D
iniciar dose baixa de propiltiuracil
E
iniciar betabloqueador
O reparo de uma hérnia femoral exige que a sutura seja feita ao nível do:
Mulher de 40 anos de idade, vem à consulta para apresentar Ultrassonografia Transvaginal (USGTV) com imagem de mioma intramural medindo 5 cm no maior diâmetro, ciclos menstruais com padrão normal, leves dores em baixo-ventre, sua conduta será:
Na estenose hipertrófica do piloro, é verdadeiro afirmar que:
Avalie as seguintes afirmativas quanto à hanseníase. I. As principais causas de morbidade da hanseníase decorrem do fato de que o Mycobacterium leprae apresenta tropismo característico pelos nervos periféricos acrescido a que certos estados reacionais são mediados imunologicamente. II. Define-se como caso de hanseníase indivíduo que apresente uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão(ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural e baciloscopia positiva. III. O Mycobacterium leprae tem baixa infectividade e alta patogenicidade, isto é, infecta muitas pessoas, no entanto só poucas adoecem. IV. A poliquimioterapia padronizada pela Organização Mundial de Saúde inclui os seguintes agentes de escolha no tratamento da hanseníase: dapsona, clofazimina e rifampicina. V. Os estados reacionais ocorrem, principalmente, durante os últimos meses do tratamento quimioterápico da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou depois do mesmo nesse caso após a cura do paciente. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar