Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Paciente, 5 anos de idade, em tratamento de leucemia linfoide aguda há 6 meses. Há 6 horas, apresentou quadro de coriza hialina e febre 38,5°C, 1 pico isolado que cedeu com uso de dipirona. Sem outras queixas. Último ciclo de quimioterapia há 1 semana. Ao exame: BEG, descorado (+/++++), acianótico, anictérico, sem edemas. Boca e ouvido: s/alterações. FR: 26 irpm; murmúrio vesicular simétrico, sem ruídos adventícios; FC: 108 bpm; bulhas rítmicas, normofonéticas, sem sopros; abdome normotenso, sem visceromegalia; ruídos hidroaéreos presentes e normoativos. Sem sinais meníngeos. Hemograma: Hb = 8,6 g/dl; GB = 1.200/mm³ (12% segmentados e 88% linfócitos). Plaquetas: 68.000/mm. A conduta é:

A
internação imediata, observação rigorosa e antibioticoterapia endovenosa de amplo espectro.
B
manutenção de antitérmico e observação domiciliar, com retorno em 24 horas para reavaliação ou antes, se piora do quadro.
C
amoxacilina 50 mg/kg/dia de 8/8 horas por 7 dias.
D
solicitar radiografia de tórax, ultrassom de abdome, culturas e definir conduta após resultados de exames.
A respeito da síndrome compartimental dos MM.II (membros inferiores), é INCORRETO afirmar que:
Visando à profilaxia do tromboembolismo em cirurgia ginecológica, os seguintes procedimentos são adequados, exceto:
Com relação ao hiperandrogenismo, assinale a alternativa correta.
Quanto aos fatores que afetam o momento do início da puberdade, analise as afirmativas a seguir: I. O estado psicológico, a exposição à luz e a localização geográ?ca são fatores que in?uenciam o início da puberdade; II. O estado nutricional e a saúde desempenham papéis importantes na determinação do início da puberdade; III. A menarca precoce é frequente em meninas com obesidade mórbida, diabetes, naquelas que se exercitam intensamente ou que têm anorexia nervosa; IV. O fator determinante do início da puberdade mais importante é o genético. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar