Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Paciente, 50 anos, hipertenso sob tratamento farmacológico, evolui com fibrilação atrial de alta resposta ventricular revertida quimicamente a ritmo sinusal, no pronto atendimento. Seu eletrocardiograma, após cardioversão, revela sobrecarga ventricular esquerda e ritmo sinusal. Nesse caso, qual a droga mais indicada para a manutenção do ritmo sinusal?

A
Digital.
B
Digoxina.
C
Amiodarona.
D
Sotalol.
E
Quinidina.
São sinais fundoscópicos de hipertensão intracraniana, EXCETO:
Escolar de sete anos com quadro há 24 horas de cefaleia generalizada, febre elevada, fotofobia, náuseas e vômitos, confusão mental e irritabilidade. Ao exame físico, temperatura de 39,5ºC, irritabilidade ao manuseio, perfusão periférica de 2 segundos, rigidez de nuca. No manejo desta situação, assinale as alternativas que estão corretas: I – O exame fundamental a ser colhido é o liquor. II – A restrição hídrica deve ser empregada para se diminuir o risco da Secreção Inadequada do Hormônio Antidiurético (SIHAD). III – A droga de escolha para o tratamento empírico é a penicilina. IV – O uso de corticosteroides demonstra melhor evolução a curto prazo, quando associado aos antibióticos. V – A hemocultura pode ser utilizada para ampliar a possibilidade de identificação do agente etiológico.
Recém-nascido a termo, sexo masculino, é encaminhado ao hospital para avaliação de hidronefrose unilateral diagnosticada por ultrassonografia realizada durante exame pré-natal. Novo estudo ultrassonográfico confirma a hidronefrose, sugerindo estenose da junção uretero-piélica. Foi solicitada cintilografia renal. A alternativa correta quanto à avaliação da hidronefrose neonatal:
Sobre as manifestações retinianas das doenças sistêmicas, assinale aquela que NÃO se correlaciona corretamente com a etiologia apresentada ao lado:
Compartilhar