Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 52 anos de idade, G4P3A1, queixa-se de sangramento pós-coital há 7 meses. Relata, ainda, fluxo genital com mau cheiro há 15 dias. Coitarca aos 15 anos. Relata passado de sífilis e ser tabagista desde os 17 anos, fumando atualmente uma carteira por dia. Ao exame físico, TA: 100 X 70 mmHg, PR: 80 bpm. Exame segmentar sem alterações. Exame especular revela lesão exofítica de 2,0 cm em lábio anterior do colo uterino. Dos tipos de HPV a seguir, os que estão relacionados ao câncer cervical são:

A
2, 4, 16 e 18
B
6, 11, 16 e 18
C
16, 18, 31 e 33
D
6, 11, 31 e 33
E
31, 33, 44 e 46
A radiografia de tórax de uma criança com 14 meses de vida atendida na emergência pediátrica com febre há 3 dias, tosse, coriza, recusa alimentar e gemidos, apresenta consolidação no 1/3 médio do hemitórax direito com borramento do contorno cardíaco. Encontra-se taquipneica (FR=66 ipm), com retrações inter e subcostais e na ausculta pulmonar, redução de murmúrio vesicular e broncofonia no hemitórax direito. O irmão de 4 anos está muito resfriado. Segundo a mãe, a vacinação dos dois filhos encontra-se atualizada. Qual o agente etiológico mais provável?
Em relação à endometriose, é correto afirmar:
Durante o acompanhamento ambulatorial, o pediatra identificou que um paciente portador de displasia broncopulmonar apresentava ganho ponderal insuficiente nos primeiros meses de vida. O pediatra solicitou uma série de exames laboratoriais. Após ver os resultados, concluiu que o ganho ponderal insatisfatório era devido:
Dentre as opções abaixo, assinale a que representa uma cardiopatia congênita cianótica.
Compartilhar