Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 52 anos de idade, G4P3A1, queixa-se de sangramento pós-coital há 7 meses. Relata, ainda, fluxo genital com mau cheiro há 15 dias. Coitarca aos 15 anos. Relata passado de sífilis e ser tabagista desde os 17 anos, fumando atualmente uma carteira por dia. Ao exame físico, TA: 100 x 70 mmHg, PR: 80 bpm. Exame segmentar sem alterações. Exame especular revela lesão exofítica de 2,0 cm em lábio anterior do colo uterino. São fatores para câncer de colo uterino, EXCETO:

A
Coitarca precoce
B
Tabagismo
C
DST
D
Menopausa tardia
E
Multiparidade
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
<P>Sobre a Síndrome de Fournier PODEMOS AFIRMAR que: 1: Caracteriza-se por uma fasciite necrotizante na região genital, perineal ou perianal, com grave quadro toxêmico. 2: A infecção limita-se ao tecido da fáscia, não comprometendo músculos ou órgãos da região. 3: Apresenta alta morbimortalidade sendo uma das complicações mais temidas das cirurgias anorretais. 4: Na evolução surgem bolhas purpúreas e equimoses com sensibilidade cutânea local aumentada. 5: A crepitação local indica a formação de gás nos tecidos subcutâneos formados por bactérias aeróbias e anaeróbias. 6: A lesão evolui para gangrena de rápida progressão e na drenagem há saída de grande quantidade de secreção purulenta e inodora. Assinale a afirmativa correta. </P>
Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Dando continuidade à sua apresentação, você fala da combinação entre dieta, acloridria, gastrite atrófica e proliferação bacteriana como determinante para o aparecimento do adenocarcinoma gástrico. Na descrição da fisiopatologia você relembra que a ação bacteriana, neste ambiente, promove:
Sobre as crises convulsivas é incorreto afirmar:
Compartilhar