Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Ginecologia

Paciente, 52 anos, faz mamografia de rotina e aparece área de densidade assimétrica no QSE esquerdo. Durante a mamografia, o radiologista mandou que ampliasse aquela área com compressão para ver o seu comportamento. A área de densidade assimétrica permaneceu. Esta área, ao exame clínico, não tem maior expressão. A ultrassonografia de mama mostrou área ecogênica densa com discreta sombra. A conclusão da mamografia foi Categoria 4 (altamente suspeita); na ultrassonografia a conclusão foi BI-RADS 4. Foi então indicada core biopsia, que foi realizada. O resultado histopatológico foi inconclusivo pedindo para continuar a pesquisa. Qual deve ser o próximo passo?

A
Aguardar e repetir a mamografia em seis meses.
B
Localizar a área por estereotaxia e proceder a biopsia incisional.
C
Se a área não tem expressão clínica, repetir mamografia em um ano.
D
Densidade assimétrica não tem nenhum significado propedêutico.
E
A palpação não tem maior expressão, o exame de core biopsia foi inconclusivo, fazer então acompanhamento clínico.
Uma paciente de 19 anos de idade passou a apresentar dores constantes de moderada intensidade com localização precisa ilíaca direita e febre nas últimas 18 horas.
Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.
Com base no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil para a região do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
Aparecida, 48 anos, branca, casada, G2P2A0, procurou seu médico de família com queixa de irregularidade menstrual com alterações na quantidade do fluxo, da duração e frequência dos ciclos. Queixou-se também de ondas de calor. Aparecida é tabagista, sedentária, obesa, hipertensa. Após descartar doença endometrial, orientar sobre o abandono do tabagismo, realizar mamografia, o médico de família e Aparecida optaram por iniciar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Em relação à TRH, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar