Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente 55 anos, sexo masculino com quadro de diarreia secretória persistente associado com elevação dos níveis de cálcio sérico e úlcera péptica de difícil controle clínico. Nesta situação, devemos investigar, principalmente:

A
síndrome de Zollinger-Ellison.
B
síndrome Verner-Morrison (vipoma).
C
somatostinoma.
D
glucagonoma.
E
lesão de Dieulafoy.
São fatores de risco para osteoporose, exceto:
A otite média aguda (OMA) é mais prevalente no lactente e na criança pequena, sendo o agente mais frequente na etiologia bacteriana:
Paciente, 32 anos de idade, G1P0A0, com gestação de 31 semanas, vem ao pré-natal referindo que apresentou palpitações, pele quente, insônia, perda de peso, aumento da tireoide e exoftalmia. Traz exames com Ht: 34%, Hb: 11g%, TSH: 0,001, T4 livre: aumentado. Ultrassonografia obstétrica, IG: 31 semanas e 2 dias, ILA: 95 mm, placenta-grau 1, peso fetal de 1000 g, apresenta aumento das medidas da tireoide fetal. Vem em uso de propiltiouracil (PTU) 400 mg/dia. A etiologia mais provável para esse quadro clínico é:
Um motociclista alcoolizado, alta velocidade, perde o controle da motocicleta e é arremessado contra poste de iluminação pública. O paciente apresenta franca insuficiência respiratória, é acionado SAMU. O socorrista médico se depara com ferida aberta de tórax, 5 cm de diâmetro, caracterizando pneumotórax aberto. Qual a conduta imediata mais adequada?
Compartilhar