Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente 55 anos, sexo masculino com quadro de diarreia secretória persistente associado com elevação dos níveis de cálcio sérico e úlcera péptica de difícil controle clínico. Nesta situação, devemos investigar, principalmente:

A
síndrome de Zollinger-Ellison.
B
síndrome Verner-Morrison (vipoma).
C
somatostinoma.
D
glucagonoma.
E
lesão de Dieulafoy.
A insuficiência cardíaca é caracterizada por sintomas e sinais variados, o que a torna uma síndrome com apresentação clínica diversa. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta um sintoma ou sinal considerado como critério maior de Framingham.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?
Numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda, relacionando as síndromes clínicas com a anormalidade mais provável. 1. Colecistite aguda. ( ) Obstrução transitória do ducto cístico. 2. Icterícia obstrutiva. ( ) Obstrução do ducto cístico. 3. Colangite. ( ) Obstrução do colédoco. 4. Sem sinais nem sintomas. ( ) Obstrução do colédoco com infecção. 5. Dor ou cólica biliar. ( ) Colecistolitíase. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Compartilhar