Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente, 58 anos de idade, apresenta ao toque retal, próstata aumentada de tamanho (40 g), superfície lisa, parenquimatosa, sulco mediano presente. A dosagem do PSA sérico total revelou níveis de 11,5 mg/ml em duas amostras diferentes. A conduta é:

A
prostatectomia radical
B
observação
C
bloqueio androgênico com análogo LHRH
D
biópsia da próstata
Quanto a generalidades e conceitos em cirurgia torácica, assinale a alternativa correta.
Olga tem 62 anos e compareceu ao ambulatório com queixas de ardência vulvar e odor fétido vaginal. Foi, diagnosticada como sendo portadora de vaginose bacteriana. Você esclarece Olga de que, nessa idade, devido à condição hormonal as mulheres têm uma maior tendência a apresentar este quadro por causa de:
Homem de 42 anos apresentando dor lombar no flanco direito de moderada intensidade há dois meses, que intensificou há uma semana, necessitando de analgésicos e anti-inflamatórios para o controle da mesma. Tomografia de abdome evidencia cálculo renal direito de 2,1 cm, no terço inferior, com densidade de 1063UH (Unidades Hounsfield) e distância cálculo-pele de 11 cm. Presença de discreta dilatação da pelve renal direita (pelve extra hilar), sem outras alterações renais e de vísceras abdominais. Considerando as informações acima, a melhor conduta no tratamento do cálculo renal diagnosticado é:
Paciente vitima de “bala perdida” apresenta ferida penetrante na região lombar direita. Após reposição volêmica e cuidados constatou-se a presença de volumoso hematoma retroperitoneal na região perinefrética direita. Em qual das opções abaixo, após a laparotomia, encontramos a tática cirúrgica usada como via de acesso e a região anatômica a ser abordada cirurgicamente:
Compartilhar