Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente, 6 anos de idade, apresenta menarca há 5 meses. Ao exame físico, observa-se estadiamento de Tanner: M3 e P2. Dos exames relacionados, é desnecessário, na investigação:

A
LH.
B
TSH.
C
estradiol.
D
raio X do punho.
E
FSH.
Sobre o teste da oximetria de pulso para Diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica em recém-nascidos, conhecido como teste do coraçãozinho, assinale a alternativa CORRETA.
Você avalia a tomografia de abdome de uma criança com massa abdominal. A massa não apresenta calcificações e está distorcendo o parênquima renal. É possível ainda visualizar aumento dos linfonodos regionais e metástase hepática. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Adolescente, 15 anos, sexo feminino, com tosse, febre, perda de peso, dispnéia, palidez, dor torácica, disfagia, derrame pleural, linfonodomegalia cervical e axilar. Rx tórax: massa mediastinal estendendo-se para hemitórax superior direito comprimindo a carina. A hipótese diagnostica é:
Idealmente, o diagnóstico de cardiopatia congênita deve ser feito antes que o recém-nascido apresente quadro clínico grave, preferencialmente, antes da alta da maternidade. Um sinal clínico importante para detecção de cardiopatia congênita grave, principalmente daquelas que são canal dependente, é:
Compartilhar