Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Paciente, 6 anos de idade, apresenta menarca há 5 meses. Ao exame físico, observa-se estadiamento de Tanner: M3 e P2. Dos exames relacionados, é desnecessário, na investigação:

A
LH.
B
TSH.
C
estradiol.
D
raio X do punho.
E
FSH.
Criança de 12 anos, internada com quadro de edema, eritema e dor na região periorbitária do olho esquerdo, refere que, nos últimos dias, de modo estranho, não consegue movimentar o olho esquerdo, preferindo mantê-lo fechado, evitando com isso ver duas imagens. Quando examinado, o paciente encontra-se com as pupilas centradas, e a diplopia piora ao olhar para a direita ou para a esquerda; demonstra também deficiência na abdução do olho esquerdo. Diante do descrito, qual o diagnóstico clínico, a causa da complicação observada e a antibioticoterapia indicada?
Criança com 8 anos do sexo feminino, vítima de queimadura severa. Na avaliação laboratorial apresentou nos primeiros dias após o acidente perda de nitrogênio. Qual das substâncias abaixo é a principal causadora destas perdas?
São marcos do desenvolvimento esperados em um lactente de sete meses de idade com história de nascimento a termo:
Paciente masculino, 45 anos, procurou serviço de emergência com dor precordial opressiva de forte intensidade iniciada há cerca de 30 minutos. Realizou eletrocardiograma (ECG) que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST DE 2 mm de V1 a V4, o que fez com o plantonista optasse pelo tratamento fibrinolítico. Em relação ao benefício deste tratamento é correto afirmar que:
Compartilhar