Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 65 anos, negra, GIV e PIV, menopausa aos 49 anos. Iniciou Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por sintomatologia, com Estrogênios + Progesterona (E + P). Após 3 meses apresentou sangramento. A ultrassonografia transvaginal mostrou endométrio de 11 mm. Qual a conduta a seguir?

A
Aumentar a dose hormonal até parar de sangrar.
B
Mudar o esquema de (E + P) para somente Estrogênios.
C
Suspender (E + P) e realizar histeroscopia diagnóstica.
D
Suspender (E + P) e prescrever hemostáticos.
E
Fazer dosagem hormonal, mas manter a TRH.
A doença de Chagas, enfermidade de caráter endêmico e com ampla distribuição no território nacional, volta a surpreender as autoridades sanitárias com a recente descoberta de casos agudos da doença. A respeito dessa doença, julgue os itens a seguir: I - A principal forma de transmissão da doença é através da corrente sanguínea, com a inoculação do parasita através da saliva do triatomíneo. II - Uma das apresentações da doença é o edema bipalpebral, conhecido como sinal de Romaña. III - Resulta da infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi. IV - A forma aguda da doença de Chagas é mais frequentemente vista em adultos na quarta década de vida. V - Nos pacientes infectados, a reação de Machado Guerreiro é positiva. A quantidade de itens certos é igual a:
Pré-escolar do sexo masculino, com três anos de idade, foi levado por sua mãe ao posto de saúde com relato de tosse persistente, obstrução nasal e dermatite atópica há dois anos, que pioram com mudança do clima. Relata ainda falta de ar e chiado no peito à noite, semanalmente, que alivia após nebulização com broncodilatador. Segundo a mãe, ele tem tosse e cansaço praticamente todo dia. Refere que a criança já foi internada na UTI duas vezes devido à crise grave de asma. O pai tem asma, a mãe e a irmã rinite alérgica. Ao exame físico, verificou-se estar à criança emagrecida, com discreto aumento da região esternal, obstrução nasal, e presença à ausculta pulmonar de esforço expiratório e discreta sibilância. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:
Criança, previamente hígida, com três anos de idade é atendida no pronto-socorro com história de febre alta há três dias, tosse e dificuldade respiratória há dezoito horas. Ao exame físico, apresentava tiragem intercostal e subcostal, FR = 48 irpm, FC = 128 bpm, taquicardia; e à ausculta pulmonar revelou crepitações finas no HTE. Foi solicitado hemograma que evidenciava contagem de leucócitos de 18.000/mm³ (Seg - 71%; Bast - 10%; Linf - 13%; Mon - 04%; Eos - 02%) e a radiografia de tórax evidenciava condensação em 1/3 inferior no HTE e pequeno derrame pleural. Considerando essa situação e com base nas Diretrizes Brasileiras em Pneumonia Adquirida na Comunidade em Pediatria (SBPT-2007), assinale a alternativa correta.
Paciente masculino, 54 anos de idade, portador de prótese mecânica de válvula mitral, tabagista, hipertenso apresenta o diagnóstico de estenose pilórica severa devido á úlcera péptica com identificação de tratamento cirúrgico. Em relação aos cuidados operatórios gerais, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar