Paciente 65 anos, sem comorbidades prévias, no segundo dia de pós-operatório de gastroduodenopancratectomia apresenta-se adinâmico, com fraqueza muscular generalizada. Dentre os exames realizados para investigação do quadro o eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal, porém com intervalo PR prolongado e onda T apiculada. Hipótese diagnóstica mais provável?
A
Hipernatremia.
B
Hiperpotassemia.
C
Alcalose metabólica.
D
Hipercalcemia.
E
Hiponatremia.
Outras questões
Recém-nascido de termo desenvolve vômitos biliares logo após o parto. A gravidez foi complicada por polihidrâmnio. Características físicas não sugestivas de trissomia do 21. Ao exame, o abdome encontra-se flácido, sem distensão. Qual é o diagnóstico MAIS provável?
Homem de 64 anos, portador de litíase renal sintomática, apresenta quadros recorrentes de cólica nefrética à direita. Antecedente pessoal: implante de válvula cardíaca metálica há 3 anos, em uso de anticoagulante oral. Tomografia de rins e vias urinárias: cálculo piélico à direita, de 1,5 cm com cerca de 1.500 HU, sem dilatação associada. A melhor opção para o tratamento definitivo é
Uma criança de cinco anos é avaliada pelo pediatra do plantão que solicita a sua avaliação por apresentar um tumor cistico na linha média do pescoço, inferior ao osso hióide, móvel à deglutição, sem sinas inflamatórios. Na sua opinião qual o diagnóstico mais provável?
Criança do gênero masculino, nascida a termo por parto normal, com um mês de vida e antecedente de hidronefrose ante natal, grau III pela Sociedade Fetal de Urologia. Há um dia realizou ultrassom do aparelho urinário que evidenciou: dilatação do sistema pielocalicial unilateral, afilamento do parênquima renal, diâmetro AP da pelve renal de 3,0 cm, ureteres não dilatados e rim contralateral normal. Qual o melhor exame complementar a ser solicitado, para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico nesta criança?