Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. O diagnóstico mais provável é:

A
síndrome de Löeffler
B
pneumonia tuberculosa
C
pneumocistose
D
doença celíaca
E
pneumonia por pneumococcus
Assinale a alternativa incorreta:
A síndrome do túnel do carpo é condição patológica muito comum na população em geral. Assinale a incorreta:
A manobra de Pringle é realizada para o clampeamento da tríade portal através do forame de Winslow, promovendo um controle do sangramento proveniente:
Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar que: I. a invasão do trofoblasto nas artérias espiraladas é incompleta; II. existe redução da ação de prostaciclina na circulação materna e aumento da ação do tromboxano; III. o volume plasmático, em relação à gestante normal, encontra-se contraído; IV. na pré-eclâmpsia a perfusão renal está aumentada. Das afirmações, somente estão corretas:
Compartilhar