Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. O diagnóstico mais provável é:

A
síndrome de Löeffler
B
pneumonia tuberculosa
C
pneumocistose
D
doença celíaca
E
pneumonia por pneumococcus
Um conjunto de alterações físicas indica o diagnóstico de síndrome de Down em um recém-nascido. NÃO faz parte destas alterações:
Paciente masculino, 40 anos, apresenta quadro de abscesso perianal. Depois da drenagem e resolução do processo, o proctologista diagnostica uma fístula perianal como causa inicial do problema. Qual a causa mais comum desta entidade nosológica?
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, EXCETO:
Em relação aos fatores de risco para o desenvolvimento de carcinoma de esôfago assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar