Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. Para o diagnóstico, deve-se solicitar:

A
exame parasitológico de fezes
B
TC de pulmão
C
teste ELISA para HIV 1 e HIV 2
D
biópsia de pleura
E
PPD
Em relação às hérnias inguinais, é correto afirmar:
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual das cardiopatias congênitas abaixo descritas pode se apresentar com quadro de insuficiência cardíaca grave inclusive com choque cardiogênico na segunda ou na terceira semana de vida?
Lactente de 12 meses de idade vai à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Compartilhar