Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. Para o diagnóstico, deve-se solicitar:

A
exame parasitológico de fezes
B
TC de pulmão
C
teste ELISA para HIV 1 e HIV 2
D
biópsia de pleura
E
PPD
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
Lactente de seis meses em acompanhamento ambulatorial devido à sífilis congênita, é tratada no período neonatal com penicilina cristalina, durante 10 dias. As manifestações tardias por hipersensibilidade que esta criança poderá apresentar são:
Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
Compartilhar