Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Hematologia

Pediatria Geral

Paciente, 7 anos de idade, procedente da zona rural, é internado com quadro de dor abdominal há 3 dias em cólica de média intensidade, anorexia, tosse e febre diária de baixa intensidade. Ao exame, REG é nutricional, palidez cutaneomucosa. Abdome volumoso, SM visceromegalias, doloroso à palpação. Hemograma com 9400 leucócitos, 58% segm., 1% bast., 10% eosinófilo, anemia microcítica e hipocrômica moderada (Hb: 7,0; Ht: 26%), ausência de células anormais. RX de tórax com infiltrado inflamatório intersticial. O diagnóstico mais provável é:

A
síndrome de Löeffler
B
pneumonia tuberculosa
C
pneumocistose
D
doença celíaca
E
pneumonia por pneumococcus
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
AJK, 32 anos de idade, 38 semanas de idade gestacional, realizou acompanhamento com 9 consultas de pré-natal em unidade básica de saúde, sem intercorrências, Exames normais. Evoluiu para parto normal após 3 horas de rotura artificial de membranas, com saída de líquido claro. Parto fórcipe há 2 anos, sem intercorrências. Recém-nascido (RN) do sexo feminino com peso de 3.320 g. Apgar 9, 10 e 10, no primeiro, quinto e décimo minutos de vida. Evoluiu com boa aceitação alimentar, eliminações presentes, controles normais. Com 18 horas de vida apresentou icterícia leve, Zona I. As tipagens sanguíneas materna e da RN eram, respectivamente, O Rh positivo, Coombs indireto (PAI) negativo e A Rh negativo com Coombs direto (TAD) negativo e teste de eluato positivo. Exames maternos no momento do parto: VDRL (Venereal diseases research laboratory): 1/2 e TPPA (Treponema pallidum particulate agglutination assay): negativo. Colhidos hemograma completo e dosagem de bilirrubinas da RN que revelaram: Hb 14,0 g/dL e Ht 41%,sem quaisquer outras alterações e bilirrubina indireta (BI) 7,0 mg/dL; bilirrubina direta (BD) 0,8 mg/dL e bilirrubina total (BT) 7,8 mg/dL. O diagnóstico para a icterícia e a conduta a ser recomendada são:
A depressão é doença frequente, de curso crônico e recorrente. Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir. I. Depressões leves devem ser tratadas com antidepressivos, pois estes apresentam eficácia 4 vezes superior à do placebo. II. Antes de se iniciar um tratamento antidepressivo é importante tentar afastar o diagnóstico de transtorno afetivo bipolar. III. Os antidepressivos tricíclicos têm mais chance de serem prescritos nas doses recomendadas do que os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. IV. Diferentes antidepressivos têm eficácia semelhante para a maioria dos pacientes, variando em relação ao perfil de eventos adversos. Assinale a alternativa correta.
Julgue o item que se segue, relativo ao caso clínico de uma paciente de 40 anos de idade portadora de litíase biliar sintomática. Caso a paciente tenha dor crônica no hipocôndrio direito com suspeita de colelitíase, o exame mais indicado é a ecografia.
Compartilhar