Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente 71 anos, sexo masculino com dor epigástrica, saciedade precoce e fadiga há seis meses. Apresentou quadro de abdômen agudo. Durante laparotomia, foram achadas perfuração gástrica e poli-linfoadenomegalia retroperitoneal. No exame de congelação, tratava-se de linfoma gástrico tipo MALT. Sobre a questão é correto afirmar:

A
o tratamento cirúrgico radical com gastrectomia e linfadenopatia neste caso se impõe.
B
os linfomas de MALT não estão associados com presença do H. pylori.
C
o tratamento seria igual ao adenocarcinoma gástrico.
D
rafia da perfuração e quimioterapia seriam o melhor tratamento.
E
rafia da perfuração e radioterapia intraoperatório são o tratamento mais moderno aceito.
No atendimento à mulher com gravidez decorrente de estupro, qual a alternativa correta?
Um recém-nascido é transferido de outro hospital e transportado pelo SAMU. Quando solicitado o leito, o médico relatou se tratar de um recém-nascido a termo, nascido após cesárea marcada a pedido da gestante. O líquido amniótico foi claro. O Apgar foi 6 e 8. Recebeu oxigênio inalatório devido à cianose. Como persistiu com cianose, com hipótese de cardiopatia congênita, o oxigênio foi suspenso. Após transporte, que demorou em torno de três horas, o recém-nascido chegou a este serviço com 7 horas de vida, em más condições, cianose generalizada, saturação de oxigênio variando de 55 a 60% e má perfusão. Um médico socorrista relata que foi mantido sem oxigênio no transporte. Imediatamente foi intubado, colocado em ventilação mecânica com FiO2 = 100%; houve melhora progressiva com saturação chegando a 92%. Pelo exame físico, a idade gestacional foi de 36 semanas. RX de tórax evidenciou pulmões hiperinsuflados, com infiltrado difuso bilateral e área cardíaca um pouco aumentada. Diante deste relato, pode-se afirmar:
Uma criança com doença celíaca deve receber em sua dieta alimentos que não contenham glúten. Assinale a alternativa que indica uma dieta incorreta para essa criança.
Em um paciente de 30 anos, ventilando espontaneamente ao nível do mar e em ar ambiente, qual a pressão parcial de oxigênio arterial esperada?
Compartilhar