Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente 71 anos, sexo masculino com dor epigástrica, saciedade precoce e fadiga há seis meses. Apresentou quadro de abdômen agudo. Durante laparotomia, foram achadas perfuração gástrica e poli-linfoadenomegalia retroperitoneal. No exame de congelação, tratava-se de linfoma gástrico tipo MALT. Sobre a questão é correto afirmar:

A
o tratamento cirúrgico radical com gastrectomia e linfadenopatia neste caso se impõe.
B
os linfomas de MALT não estão associados com presença do H. pylori.
C
o tratamento seria igual ao adenocarcinoma gástrico.
D
rafia da perfuração e quimioterapia seriam o melhor tratamento.
E
rafia da perfuração e radioterapia intraoperatório são o tratamento mais moderno aceito.
As convulsões neonatais são consideradas as manifestações mais importantes de disfunção neurológica no recém-nascido. A história familiar da gestação, do parto e os exames físico e neurológico detalhados do recém-nascido são as etapas iniciais para o diagnóstico. A respeito do tratamento inicial desta entidade a droga de escolha para as crises convulsivas e a primeira a ser indicada é:
Em relação aos cuidados básicos da criança com necessidades especiais, assinale a opção INCORRETA:
Em relação aos tumores de Wilms, cite o principal fator relacionado à piora do prognóstico:
As doenças pulmonares intersticiais constituem um grupo heterogêneo de doenças que acometem o parênquima pulmonar de maneira difusa, mas que são classificadas em conjunto devido às suas semelhanças clínicas, radiológicas e de função pulmonar. Acerca destas patologias assinale a opção INCORRETA:
Compartilhar