Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Homem, 42 anos de idade, procurou atendimento médico em unidade básica de saúde, com história de diarreia há três meses, com fezes pastosas em grande volume, com restos alimentares e presença de gordura. Perda ponderal de 10 kg no período. Refere ingestão de meia a uma garrafa de aguardente por dia, desde a adolescência. Ao exame físico: bom estado geral, mau estado nutricional, consciente, orientado e hipocorado +/4+. Pressão arterial: 90/60 mmHg e frequência cardíaca: 102 bpm. Abdome escavado, flácido, discretamente doloroso à palpação profunda de epigástrio, sem sinais de defesa, sem visceromegalias ou massas palpáveis, ruídos hidroaéreos normativos. O mecanismo fisiopatológico que mais, provavelmente, explica a diarreia é:

A
Aumento da osmolaridade intestinal por má absorção de nutrientes.
B
Exsudação da mucosa intestinal do cólon ascendente por neoplasia.
C
Aumento da secreção de água e eletrólitos por ação do álcool.
D
Inflamação da mucosa intestinal por infecção ou infestação.
Criança em tratamento para leucemia linfoide aguda chega ao pronto-socorro com temperatura 37,9ºC, sem outras queixas. Exame físico normal; exames laboratoriais com os seguintes resultados: hemograma - 3000 leucócitos, 10% neutrófilos, Ht 28%, plaquetas 100.000. A conduta médica adequada para esse caso, é:
Com relação às infecções congênitas, é correto afirmar:
Representa fator de risco para osteoporose em mulheres:
Uma jovem de 24 anos apresentou, há três semanas, quadro gripal de resolução espontânea. Há sete dias apresenta quadro de parestesias em mãos e pés, de caráter ascendente, associadas a diminuição de força nos quatro membros. Ao exame neurológico, observam-se tetraparesia flácida arreflexa e diparesia facial. O exame complementar que se relaciona com o quadro clínico da paciente é:
Compartilhar