Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Paciente, 8 anos de idade, apresenta abscesso na perna esquerda, febre elevada, prostação e dispneia moderada. O hemograma apresenta leucocitose com desvio à esquerda. O Rx de tórax, com condensação em base pulmonar à direita. A conduta adequada ao caso, segundo normas do Ministério da Saúde, é:

A
realizar drenagem do abscesso e aplicar penicilina benzatina.
B
solicitar internamento e usar oxacilina venosa.
C
fazer tratamento ambulatorial com amoxacilina oral.
D
fazer tratamento hospitalar com penicilina venosa.
E
recomendar compressas mornas no local do abscesso e usar cefalexina.
A mãe de um lactente de 13 meses indaga ao pediatra sobre a vacina contra o vírus da influenza. O médico responde corretamente:
Paciente de 68 anos de idade, sexo feminino, procura pronto-socorro com relato de dor em fossa ilíaca esquerda com irradiação para as costas. Ao exame apresenta PA de 140X90mmHg, FC 120, temperatura axilar 38,2°C e abdome com dolorimento e defesa muscular voluntária no quadrante inferior esquerdo com plastrão palpável. Qual a melhor abordagem diagnóstica?
Paciente, sexo feminino, 65 anos de idade, com queixa de perda de peso de 10kg em 3 meses e dor epigástrica após alimentação. Tem história de ter sido operada de úlcera há 20 anos. A endoscopia mostra estômago operado a BII e uma lesão ulcerada tipo Bormann II de 2 cm no colo gástrico com Helicobacter pylori positivo. A melhor conduta é:
Casal fértil, com dois filhos vivos, procura ginecologista para uma consulta de planejamento familiar. Segundo o casal, eles têm preferência por métodos de barreira. Das alternativas abaixo, qual é um método Comportamental ou Natural?
Compartilhar