Questão de Residência Médica
Paciente, 8 anos de idade, sexo masculino, apresentou, há 4 semanas, febre elevada, artralgia com presença de sinais flogísticos, que afetavam articulações dos joelhos, posteriormente tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos. A ausculta cardiopulmonar com presença de SS em foco mitral, taquicardia e 3ª bulha. O ecocardiograma revela discreto derrame pericárdico com insuficiência mitral. Em relação à patologia descrita, é incorreto afirmar:
A

Os critérios diagnósticos são apenas um instrumento auxiliar, uma vez que não há testes laboratoriais, sinais ou sintomas clínicos que, isoladamente, sejam patognomônicos da doença.

B

Na coreia de apresentação tardia e cardite insidiosa, os outros achados clínicos podem estar ausentes e os laboratoriais normais.

C

A cultura de orofaringe continua sendo o padrão-ouro para o diagnóstico, embora só seja positivo na fase aguda em cerca de 25% dos casos.

D

Os testes rápidos para identificação do agente, a partir de material colhido na orofaringe, com resultados imediatos, têm a vantagem de ser altamente específicos, mas nem sempre muito sensíveis.

E

Devido às baixas condições socioeconômicas da população brasileira, é frequente se encontrarem níveis de antiestreptolisina O (ASLO) baixos em relação ao que se considera normal.

Compartilhar

Pratique com mais de 130 mil questões de residência

Apple Store Google Play