Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Paciente admitida no pronto-atendimento com sangramento genital, dor em baixo ventre, e atraso menstrual de 2 meses. Ao exame, apresentava pressão arterial de 90 x 50 mmHg, descorada +2/+4, com sudorese, pulso arterial de 100 bpm, e sangramento pelo orifício externo do colo de moderada quantidade. Ao toque vaginal, o colo estava impérvio com útero discretamente aumentado. Realizado teste de gravidez qualitativo na urina que revelou resultado positivo. Com bases nesses dados, é possível formular a(s) seguinte(s) hipótese(s) diagnóstica(s), dentre as síndromes hemorrágicas do primeiro semestre da gravidez:

A
está descartada a hipótese de prenhez ectópica, porque não foi descrita massa anexial ao exame físico.
B
está descartada a hipótese de doença trofoblástica gestacional, porque não foi observada a saída de vesículas pelo orifício externo do colo uterino.
C
não é possível se tratar de abortamento incompleto, porque não há dilatação do colo uterino.
D
se fosse prenhez ectópica, haveria obrigatoriamente descrição de dor ao toque do fundo de saco de Douglas.
E
com base nos dados apresentados, não é possível descartar prenhez ectópica, abortamento ou doença trofoblástica gestacional.
Considere as seguintes etapas previstas para reanimação cardiorrespiratória. 1 - Assegurar a perviedade da via aérea. 2 - Chamar suporte avançado. 3 - Realizar compressões torácicas. 4 - Iniciar ventilação com máscara do tipo bolsa-válvula. Qual a sequência CORRETA para o atendimento de uma criança de 10 anos, inconsciente, em apneia e sem pulso palpável?
Uma menina de 7 anos apresentou abaulamento cervical súbito, em linha média, após quadro de infecção de vias aéreas superiores. Está afebril. Palpa-se nódulo de consistência cística, com sinais flogísticos, móvel à deglutição e à protrusão da língua. Em relação ao caso, é correto afirmar:
Qual a cardiopatia congênita que mais frequentemente se manifesta com insuficiência cardíaca na infância?
Lactente, 4 meses, é internado por quadro de insuficiência cardíaca. Ao exame, evidenciam-se palidez, desconforto respiratório e taquicardia. Pulso pedioso não palpável bilateralmente. A cardiopatia congênita é:
Compartilhar