Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente adulto submetido a cirurgia torácica desenvolve fístula broncopleural no pós-operatório. O que deve ser evitado na ventilação mecânica para não perpetuar e até mesmo piorar a fístula?

A
PEEP baixa, relação I/E baixa.
B
Modos pressão controlada e pressão de plateau baixa.
C
Pressão de plateau alta e relação I/E baixa.
D
Volumes correntes baixos
E
Pressão de pico inspiratório maior que 45 e relação I/E alta
Sobre o aneurisma da aorta, é CORRETO afirmar que a localização mais comum é a aorta...
Menino de dois anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Amaro, 42 anos de idade, apresenta quadro clínico de Síndrome de Dependência de Álcool. Relata ter iniciado o consumo de bebidas alcoólicas aos 16 anos e ter começado significativos problemas com este consumo aos 24 anos de idade. Refere que seu primo paterno é também alcoolista. Quando investigado laboratorialmente, após o período de desintoxicação, os seus níveis de GGT mostraram o valor de 450 U/L (referência 10-50 U/L). Com estas informações, em qual classificação, de acordo com Cloninger (Cloninger, C. Robert), este paciente se insere e qual a melhor opção farmacológica, tendo em vista as medicações aprovadas para uso nesta condição, atualmente?
Recém-nascido por parto normal, 41 semanas, líquido meconial fluido, Apgar 2, 5 e 7 no primeiro, quinto e décimo minutos, respectivamente. Com 5 horas de vida apresentou episódios de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se indicar a seguinte droga:
Compartilhar