Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Pneumologia

Paciente apresenta hérnia de hiato esofágico do tipo 1 associada a refluxo gastro-esofágico e mucosa de Barrett com displasia grave, sendo indicada ablação fotodinâmica da mesma. Cerca de 12 horas após o procedimento endoscópico para tal, apresenta dor retroesternal com irradiação cervical e enfisema subcutâneo nesta região. Qual o melhor método diagnóstico para o quadro clínico agudo, apresentado pelo paciente?

A
Esofagograma com contraste iodado.
B
Tomografia computadorizada do tórax e do pescoço.
C
Ressonância nuclear magnética do mediastino.
D
Esofagograma com contraste à base de bário, diluído.
E
Endoscopia digestiva alta 24 horas após o procedimento inicial.
Em relação às bases morfofuncionais do aparelho da visão, analise as afirmativas abaixo. I - O olho, da mesma maneira que o encéfalo, é derivado do tubo neural, com origem neuroectodérmica. II - A córnea é uma estrutura vascularizada. III - A esclera é formada por tecido conjuntivo denso e corresponde ao branco do olho. IV - A íris é responsável pela cor dos olhos. Está correto o que se afirma em :
Homem, 59 anos, vai ao ambulatório de urologia com queixa de intensos sintomas urinários de esvaziamento há aproximadamente 2 anos, que vêm piorando progressivamente. Tem história de 2 prostatites agudas e 1 orquiepididimite no período e 3 episódios de hematúria macroscópica nos últimos 6 meses. Ao exame físico encontra-se afebril, com globo vesical palpável e toque retal com próstata aumentada, fibroelástica, lisa, sem nódulos e com sulcos e limites bem definidos. Traz exames laboratoriais, sendo relevantes: Urina I com 14.000 leucócitos = 10.000 hemácias, Urocultura negativa e PSA = 2,2 ng/ml, Creatinina = 2,4 mg/dl e ureia = 76 mg/dl. Na ultrassonografia identifica-se próstata de 66 g, bexiga com paredes espessadas e com trabeculações, sem lesões vegetantes, dilatação ureteropielocalicial bilateral moderada e resíduo pós-miccional de 230 ml. Qual a conduta apropriada?
Com relação ao tubo digestivo, às suas glândulas anexas e às patologias que acometem esses sistemas, julgue o item subsequente. O divertículo de Meckel pode ser acometido por uma úlcera péptica.
Paciente que apresenta ruptura de aneurisma de aorta abdominal tem a seguinte triade clínica clássica:
Compartilhar