Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente apresenta Hiperpotassemia. Qual das medidas abaixo não é efetiva em reduzir o potássio do organismo:

A
Resina de Troca Iônica (Sorcal)
B
Gluconato de Cálcio
C
Diálise
D
Insulina
E
Bicarbonato de Sódio
Mariana tem dois anos de idade e queixa-se de dor intensa no braço esquerdo e limitação de movimentos. Ao exame, apresenta: incapacidade de flexão e pronação do cotovelo esquerdo. A mãe relata que a criança foi segurada pelo braço e erguida do chão de forma brusca e violenta pelo pai. A principal suspeita é de:
Homem, 55a, refere disfagia esporádica há 7 meses, principalmente para alimentos secos. Nega emagrecimento. Exame físico: normal. Endoscopia digestiva alta: tumor submucoso medindo 2,0 cm, com mucosa íntegra e coloração semelhante à mucosa adjacente, localizado a 26 cm da arcada dentária superior. Biópsia: mucosa de esôfago, sem particularidades. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
<p>Paciente, 52 anos, feminina, branca, apresenta clinicamente quadro sugestivo de colangite e pancreatite biliar, decorrente de coledocolitíase, com menos de 24h de evolução. Hemograma com leucocitose e desvio à esquerda. Apresenta AST 220 UI, ALT 350 UI, GGT 400 UI, BT 5 mg com BD 3.3 mg, amilase 2500 UI. A conduta imediata, além de antibioticoterapia, é: </p>
Sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, considere as afirmativas abaixo: I. É um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. II. A prevalência é semelhante em diferentes regiões, o que indica que o transtorno é secundário a fatores culturais (as práticas de determinada sociedade), o modo como os pais educam os filhos ou resultado de conflitos psicológicos. III. São consideradas causas: corante amarelo; aspartame; luz artificial; deficiência hormonal (principalmente da tireoide) e deficiências vitamínicas na dieta. IV. O tratamento deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. Quais estão corretas?
Compartilhar