Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Pneumologia

Nefrologia

Paciente apresenta os seguintes exames: K= 8,3 e eletrocardiograma mostrando ondas T pontiagudas e simétricas em todas as derivações. A primeira medida terapêutica a ser adotada é: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.

A
Gluconato de cálcio.
B
Furosemida.
C
Solução polarizante.
D
Resina trocadora de íons.
E
Bicarbonato de sódio.
Gabriel, 30 anos, procura a Unidade de Saúde da Família com queixa de hiperemia conjuntival, dor ocular, náuseas e cefaleia. Ao exame nota-se injeção ciliar, edema de córnea, pupila em discreta midríase paralítica. Qual o diagnóstico de Gabriel?
A obstrução intestinal por cálculo biliar ocorre, mais frequentemente, no:
O tronco celíaco constitiu um importante ponto de referência na cirurgia abdominal. Fazem parte do tronco celíaco:
Mulher, 23 anos, vem pela manhã à Unidade de Saúde da Família para realizar o exame citopatológico de colo uterino. O médico observa que na sala de espera a paciente apresenta risos imotivados, tosse, letargia, conversa com todos os presentes, com fala lentificada, está comendo a segunda barra de chocolate. Durante a consulta, constata hiperemia conjuntival, taquicardia, xerostomia, midríase, temperatura de 35,4°C. Registros de prontuário anterior apontam um irmão esquizofrênico. Mantida para observação, apresentou franca normalização dos sinais vitais e comportamentais, bem como recuperação da crítica. Considerando síndromes correlatas ao uso de drogas como hipótese diagnóstica, o diagnóstico e conduta são:
Compartilhar