Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente apresenta um nódulo pulmonar solitário. Considerando a propedêutica deste nódulo, marque a opção CORRETA:

A
se a idade do paciente for maior que 50 anos, 10% dos nódulos são malignos
B
uma etiologia benigna é sugerida na lesão que permanece inalterada por mais de 2 anos, documentada em exames radiológicos seriados.
C
a citologia de escarro frequentemente é diagnóstica nesta situação.
D
a sensibilidade da aspiração por agulha fina transtorácica é muito baixa, cerca de 10%.
Lactente, 10 meses, previamente hígido foi internado com meningite. Liquor: diplococo gram-positivo. É mais provável que na cultura do liquor seja identificado:
Sobre a terceira bulha, é correto afirmar:
No próximo item, é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Uma criança do sexo masculino, com 6 meses de vida, foi admitida em um hospital com infecção urinária de repetição. Ao exame físico, observou-se um abdome em forma de ameixa e massas em topografia de rins. Uma uretrocistografia miccional mostrou volumosa hidronefrose, com dilatação pielocalicial e megaureter bilateral. Nessa situação, o diagnóstico clínico é de síndrome de Prune Belly e o diagnóstico radiológico é de refluxo vesicoureteral de grau IV.
No próximo item é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Por ocasião da visita a uma unidade básica de saúde para vacinar o filho de 4 meses de idade, a mãe informou que, quando da primeira dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DPT) combinada ao Hib, a criança apresentou febre, alguma hiporresponsividade e tumefação dolorosa no local da aplicação. Revendo a história, o pediatra não identificou fator de risco para doença neurológica. Nessa situação, o médico deverá recomendar a aplicação de vacina DPT acelular.
Compartilhar