Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente apresenta um nódulo pulmonar solitário. Considerando a propedêutica deste nódulo, marque a opção CORRETA:

A
se a idade do paciente for maior que 50 anos, 10% dos nódulos são malignos
B
uma etiologia benigna é sugerida na lesão que permanece inalterada por mais de 2 anos, documentada em exames radiológicos seriados.
C
a citologia de escarro frequentemente é diagnóstica nesta situação.
D
a sensibilidade da aspiração por agulha fina transtorácica é muito baixa, cerca de 10%.
Durante um exame físico de rotina, você encontra ao toque retal um lesão mucosa a cerca de 5 cm da margem anal. Após proceder a sua retirada e tendo recebido o anátomo- patológico que a descreve com um “pólipo adenomatoso” você:
Homem de 60 anos procurou urologista com queixa de dificuldade miccional progressiva, caracterizado por jato urinário enfraquecido, resíduo vesical pós-micção e nictúria de 4 vezes. O exame físico demonstrou próstata aumentada de volume e fibroelástica. A ultrassonografia revelou próstata de 60 gramas e PSA de 2,8 ng/dl. Qual conduta deve ser tomada?
Pré-escolar com AIDS apresenta quadro clínico e radiológico de pneumonia direita, com pequeno derrame pleural, estado geral regular. Qual a conduta indicada?
Dentre os pacientes com indicação de cirurgia na doença ulcerosa péptica, qual das situações abaixo relacionadas apresenta a principal causa de óbito?
Compartilhar