Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente apresentando icterícia obstrutiva devido a cálculo biliar, medindo 2,2 cm, impactado no infundíbulo da vesícula fazendo compressão extrínseca do ducto hepático comum. Qual o diagnóstico?

A
Síndrome de Caroli.
B
Síndrome de Gilbert.
C
Síndrome de Mirizzi.
D
Síndrome de Marfan.
E
Síndrome de Mórquio.
A compressão do quiasma óptico pelo adenoma hipofisário determina qual das condições visuais abaixo listadas?
Conforme conceitos abaixo, indique se falso [F] ou verdadeiro [V] e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: ( ) A infecção do campo operatório é definida como aquela que ocorre nos trinta primeiros dias do período pós-operatório, inclusive quando são utilizados implantes de materiais sintéticos. ( ) Herniorrafias, safenectomias e histerectomias são exemplos de feridas operatórias classificadas como limpas. ( ) As drenagens de abcessos em geral são exemplos de feridas operatórias classificadas como infectadas ou sujas. ( ) As colectomias e as enxertias para úlceras de pressão são exemplos de feridas operatórias classificadas como contaminadas. ( ) As colecistectomias e as gastrectomias são feridas operatórias classificadas como potencialmente contaminadas ou limpas-contaminadas. Referência: MARQUES, R.G. e colaboradores - Técnica operatória e cirurgia experimental. Editora Guanabara Koogan, 2005.
Condições gerais do indivíduo influenciam o tempo e a qualidade de um processo cicatricial. Assinale a alternativa INCORRETA:
Relacione a condição com o agente etiológico da pneumonia e assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA: I - Fibrose cística. II - Síndrome da imunodeficiência adquirida. III - Trabalho em torres de refrigeração. IV - Alcoolismo. a - Klebsiella pneumoniae. b - Pseudomonas aeruginosa. c - Legionella pneumophila. d - Pneumocystis jiroveci.
Compartilhar