Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente apresentando icterícia obstrutiva devido a cálculo biliar, medindo 2,2 cm, impactado no infundíbulo da vesícula fazendo compressão extrínseca do ducto hepático comum. Qual o diagnóstico?

A
Síndrome de Caroli.
B
Síndrome de Gilbert.
C
Síndrome de Mirizzi.
D
Síndrome de Marfan.
E
Síndrome de Mórquio.
A Hanseníase é um problema de Saúde Pública em nosso país, considerado como um dos problemas prioritários para intervenção pelo Pacto pela Vida, que estabeleceu como meta o patamar de eliminação como problema de Saúde Pública, ou seja, menos de 1 caso por 10.000 habitantes em todos os municípios considerados prioritários até 2006. Um desses municípios, com 1.000.000 de habitantes, havia registrado, em janeiro do mesmo ano, 2.000 casos da doença em tratamento. Ao longo do ano, 500 casos novos foram identificados e 300 tiveram alta por cura. Assinale a alternativa CORRETA:
Escolar, 7 anos, foi internado por pneumonia extensa em uso de penicilina cristalina 100.000 U/Kg/dia via intravenosa há 2 dias. Mantém febre alta. Apresentou piora do desconforto respiratório há um dia. Radiografia de admissão com grande velamento acometendo metade inferior do hemitórax direito. Radiografia de hoje com velamento total do mesmo hemitórax. A conduta adequada é:
Qual das seguintes afirmações, acerca da artropatia relacionada à colite ulcerativa, é verdadeira?
Primípara, amamentando recém-nascido saudável, no terceiro dia pós-parto, sente-se fadigada, sem sono, chora fácil, questionando a sua capacidade de poder nutrir o recém-nascido e medo de não ficar atrativa para o marido. Está se alimentando bem e gosta muito do bebê. Diante desse quadro, o diagnóstico provável é de:
Compartilhar