Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Neurologia

Paciente apresentou tetraparesia flácida aguda e arreflexia sem envolvimento sensitivo, precedidas por quadro clínico de gastroenterite. Frente ao mais provável diagnóstico, espera-se encontrar ao exame do líquido cefalorraquidiano:

A
pleocitose mononuclear
B
hipertensão liquórica
C
hipoglicorraquia
D
dissociação proteinocitológica
E
xantocromia
Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.
Um jovem de 22 anos sofre um ferimento abdominal por arma de fogo. É encaminhado ao hospital onde é operado. Na cirurgia é encontrada apenas lesão no intestino delgado e a opção é por ressecá-la e fazer a anastomose primária. O paciente evolui bem até o sétimo dia pós-operatório, quando é notada saída de secreção entérica pela incisão cirúrgica. O débito é de 300 ml/dia e não há comprometimento abdominal, estando a fístula bloqueada. Qual a conduta adequada?
Um homem de 62 anos, com história de alcoolismo crônico, tem nível sérico elevado de alfa-fetoproteína. Ao exame físico, não há massas ou linfonodos palpáveis. A pesquisa de sangue oculto nas fezes é negativa. Qual o tumor mais provável desse paciente?
Diabético de 68 anos apresentou paraparesia aguda, sendo levado ao pronto-socorro. Ao ser examinado, foram evidenciados sinais de acometimento do terceiro nervo craniano. O dado que sugere que o problema atual seja devido a acidente vascular e não apenas à neuropatia diabética é a presença de:
Compartilhar