Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente atendido no posto de saúde apresenta febre e calafrios, além de rubor, calor e edema de membros inferiores. Estes sinais sugerem quais das seguintes doenças :

A
Trombose venosa profunda
B
Flebite superficial
C
Piodermite
D
Erisipela
E
Eritema nodoso
São afirmativas verdadeiras sobre o câncer de vesícula biliar, EXCETO:
Paciente, 40 anos de idade, com quadro de trombose venosa profunda do membro inferior direito, sob tratamento adequado com heparina. Apresenta quadro de embolia pulmonar, hemodinamicamente estável. Ao mapeamento Doppler constata-se trombo não aderido na veia ilíaca direita. Qual a melhor conduta?
A síndrome Metabólica (SM) é uma condição muito frequente, presente em um importante contingente de adultos no mundo inteiro. No entanto, algumas evidências já têm sido destacadas, orientando o raciocício clínico em sua prática cotidiana. Sobre o assunto, analise as afirmativa abaixo: I. Dentre os fatores de risco para desenvolvimento da SM, destacam-se fatores demográficos, genéticos e intrauterinos, bem como estilo de vida e estresse psicossocial. II. A resistência à insulina é parte fundamental do abstrato fisiopatológico desta síndrome. Está fortemente associada também com anormalidades da coagulação e na fibrinólise, com marcadores de inflamação e com a microalbuminúria. III. O aumento de depósitos de gordura ectópica, particularmente na musculatura esquelética, associam-se a uma maior circulação de ácidos graxos livres em portadores de SM. IV. O crescimento fetal reduzido e ao baixo peso ao nascer têm sido associados a um aumento do risco de doença cardiovascular e componentes da SM. V. A disfunção endotelial tem sido associada a vários componentes da SM como aumento da pressão sanguínea, hiertrigliceridemia, hiperuricemia, aumento da proteína C-reativa e resistência à insulina. Assinale a afirmativa correta:
Em 2005 foram publicadas as novas Diretrizes Para Abordagem e Tratamento da Parada Cardíaca e Respiratória. Com base nesta Diretriz marque a alternativa CORRETA das apontadas abaixo:
Compartilhar