Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Paciente, branco, sexo masculino, iniciou, aos 3 anos e 11 meses, edema progressivo até anasarca, em 2 semanas. A genitora relata aumento de 3 kg. Antecedentes pessoais não significativos. História familiar: mãe e tio maternos albinos. Ao exame físico, apresentava-se normotenso, com edema generalizado, peso de 23 kg, altura de 107 cm. Os exames complementares iniciais revelaram hipoalbuminemia de 1,4 g/dl e proteinúria de 4,7 g/dia. O diagnóstico mais provável é:

A
síndrome nefrótica.
B
citomegalia.
C
tuberculose renal.
D
AIDS/SIDA.
E
síndrome nefrítica.
Recém-nascido apresenta no exame de fundo de olho inflamação vítrea associada a extensas áreas de necrose de cor branco-amarelada e focos hemorrágicos na retina, junto aos vasos sanguíneos. Pensando-se no agente causador, qual opção terapêutica é a MAIS adequada?
Sobre perdas sensoriais em idosos, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às complicações metabólicas e nutricionais das cirurgias bariátricas, é correto afirmar:
Apesar de ocorrerem em zonas anatômicas distintas, hiperplasia de próstata e câncer de próstata possuem algumas características comuns. Considere as propostas abaixo. I - Faixa etária de acometimento; II - Dependência de androgênios para proliferação celular; III - História familiar como fator de risco. Quais delas são comuns às duas patologias?
Compartilhar